Homens gays, bissexuais e grupos restritos poderão doar sangue na Inglaterra e Escócia

 

Isso mesmo que você leu, as restrições antes impostas e até então estigmatizantes para grupos específicos mudaram. Isso faz parte de uma série de reformas pertinentes aos direitos dos LGBTs.

Bandeira do Orgulho LGBT. Descrição: Bandeira do Orgulho LGBT: Seis faixas horizontais coloridas, de cima pra baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta.

Bandeira do Orgulho LGBT

#hqacessível: Bandeira do Orgulho LGBT. Seis faixas horizontais coloridas, de cima pra baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta.
Publicado no The Guardian

As restrições de doação de sangue para homens gays e profissionais do sexo devem ser relaxadas na Inglaterra e na Escócia sob uma série de reformas de igualdade anunciadas pelo governo. Homossexuais terão permissão de doar sangue três meses após a relação sexual, ao invés de um ano. Já profissionais do sexo, que anteriormente foram proibidos de doar, estarão sujeitos à mesma regra de três meses.

Os avanços nos testes de vírus transmitidos pelo sangue, incluindo hepatite B e C e HIV, levaram o comitê consultivo à segurança do sangue, tecidos e órgãos para recomendar as reformas ao governo, que os ministros aceitaram.

O medo de infecções que foram transmitidas através de doações de homens homossexuais levou a uma proibição definitiva, no auge da epidemia de AIDS. Mas isso foi cortado para 12 meses, em 2011. As mudanças de regra nas doações de sangue serão implementadas a partir de novembro, na Escócia, e no início de 2018, na Inglaterra.

As reformas foram amplamente bem recebidas pelos ativistas LGBT. Ethan Spibey, fundador da FreedomToDonate, que faz campanhas contra as restrições de doação de sangue para homens gays e bissexuais, disse:

“O anúncio de hoje do governo marca uma política mundial de doação de sangue para homens gays e bissexuais e outros grupos anteriormente restritos. Estou tão orgulhoso que o trabalho do FreedomToDonate e os nossos apoiadores ajudarão a garantir mais pessoas do que nunca para poderem doar sangue com segurança. Comecei esta campanha porque queria reembolsar o doador que salvou a vida do meu avô após uma grande operação, e esse anúncio significa que estou mais perto do que nunca, com a inestimável ajuda de nossa equipe de voluntários e das instituições de caridade e Organizações FreedomToDonate. “

*O HQ da vida é um podcast sobre LGBT+. Ouça nosso podcast no soundcloud ou  seu app de preferência em seu celular.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s