O pão francês é parte da rotina matinal de muitas famílias não é mesmo? aquele pãozinho quentinho com manteiga e um café com leite é irrecusável. Agora você pode preparar o seu em casa. Vamos para a receita!
Com diversos nomes, o pão francês, pão de sal, pão cacetinho ou pão careca são alguns nomes dos pães menores que são produzidos aqui no Brasil em geral é comum consumir em refeições como o café da manhã e o lanche da tarde. De acordo com os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008-2009) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o consumo per capita do pão francês foi de 53g/dia. Já em Portugal, os pães semelhantes são conhecidos como papossecos (ou papo-secos) ou carcaças.
Aqui no Brasil, o pão francês parece ter surgido no início do século XX, quando os burgueses da Primeira república adotaram a cultura francesa da “Belle époque” como padrão, não apenas na gastronomia, mas também na moda, nas artes e nos hábitos sociais. As padarias, que ainda faziam um pão escuro, foram levadas a imitar uns pãezinhos alongados com miolo branco e crosta dourada. Aparentemente, a receita não reproduz o pão que se consumia em França nessa altura, mas ficou conhecido como “pão francês”, conhecido em outros países como “pão brasileiro”. (Fonte: Wikipédia)
Gostou desta receita? Compartilhe! Temos diversas receitas deliciosas de pães em nosso site!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!