Final de ano pede uma rabanada não é mesmo? É a cara da ceia de ano novo na casa da vovó, uma receita cheia de amor e afeto.
A rabanada fica ótima com sorvete, cauda de chocolate ou com um cafezinho passado na hora, é só chamar todo mundo para volta da mesa e fazer a festa!
A rabanada, também chamada de fatia dourada, fatia parida ou fatia de ovo, é um tipo de doce de pão de trigo (pão-de-forma, baguete ou outro) em fatias que na receita original, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas ou assadas.
As rabanadas são tipicamente feitas no Natal e fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. São servidas polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com caldas, de açúcar, xarope de bordo, mel, vinho ou vinho do porto. A palavra "rabanada" era apenas utilizada ao norte do rio Mondego e ao mesmo doce atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida (Fonte: Wikipédia).
Gostou desta receita? Compartilhe! Temos diversas receitas natalinas deliciosas em nosso site!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!