3 horas
8 porções
Fácil
300 kcal
Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)
- 1/2 xícara de água morna
- 1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)
- 4 colheres de sopa de açúcar (aprox. 200 g)
- 1 colher de sopa de sal
- 2 ovos
- 10 g de fermento biológico seco
Modo de Preparo
- Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos e os ovos. Misture muito bem .
- Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa .
- Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora .
- Após o crescimento, divida a massa em porções e modele os pães .
- Acomode os pães em uma assadeira untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento .
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar .
Dicas do Chef
- Para um pão ainda mais fofinho, ajuste a quantidade de fermento para 45 g .
- Se quiser regular o sal, pode usar apenas 1/2 colher de sopa .
- Certifique-se de que os ingredientes estejam em temperatura ambiente para um melhor resultado .
História e Origem do Pão Caseiro
O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, com registros de sua existência datando de milhares de anos atrás . Acredita-se que o pão tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 12.000 anos atrás, juntamente com o início do cultivo de grãos . Os primeiros pães eram feitos com farinha misturada com frutos do carvalho e eram duros, secos e amargos .
No Egito Antigo, por volta de 7.000 a.C., descobriu-se o fermento, o que revolucionou a panificação . Os egípcios aprimoraram as técnicas de produção de pão e começaram a assá-lo em fornos de barro . O pão se tornou um alimento importante na dieta egípcia e era até utilizado como moeda de troca .
Com o tempo, a arte de fazer pão se espalhou para outras regiões do mundo, como a Grécia e Roma . Na Idade Média, as padarias desapareceram e a produção de pão voltou a ser caseira . Somente a partir do século XII, a França começou a se destacar na produção de pães, tornando-se um centro mundial de fabricação no século XVII .
No Brasil, o pão chegou com os colonizadores portugueses, mas só se popularizou no século XIX . Os pães brasileiros da época eram escuros, diferentes dos pães europeus . O pão francês, como é conhecido no Brasil, surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa .
Curiosidades e Tradições
- O pão é um alimento presente em diversas culturas e possui diferentes significados e simbolismos . Em muitas culturas, o pão é um símbolo de paz e união, representando a sensação reconfortante que o seu consumo traz .
- Em algumas regiões do Brasil, o pão francês recebe diferentes nomes, como cacetinho (Rio Grande do Sul), pão de trigo (Santa Catarina), pão de sal (Minas Gerais) e carioquinha (Ceará) .
- O país que mais consome pão no mundo é a Rússia, com uma média de 120 quilos por pessoa por ano .
- Fazer pão em casa é uma forma de se conectar com os alimentos e ter a certeza de que todos os ingredientes são naturais e que nenhum aditivo químico estará presente .
Dicas Adicionais de Expert
Para obter um pão caseiro perfeito, é importante seguir algumas dicas:
- Utilize ingredientes de qualidade e frescos .
- Sove a massa por tempo suficiente para desenvolver o glúten, o que garante a elasticidade e maciez do pão .
- Respeite o tempo de fermentação da massa, permitindo que ela cresça e desenvolva sabor .
- Asse o pão em forno pré-aquecido na temperatura correta para garantir que ele asse por completo e fique dourado por fora .
- Experimente adicionar diferentes ingredientes à massa, como ervas, sementes, queijos ou azeitonas, para criar pães personalizados e saborosos .