40 minutos
4 porções
Médio
350 kcal
Ingredientes
- 2 caranguejos-de-lama médios (aproximadamente 750g cada), limpos e cortados em pedaços
- 1/4 xícara de óleo vegetal
- 1/4 xícara de ketchup de tomate
- 2 colheres de sopa de molho de chili
- 1 colher de sopa de molho de ostra (opcional)
- 500ml de água ou caldo de galinha
- 1 colher de chá de sal, ou a gosto
- 1 colher de chá de açúcar, ou a gosto
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 2-3 colheres de sopa de água (para fazer uma pasta)
- 2 ovos, batidos
- Um punhado de coentro fresco, picado
- Pasta de chili (veja abaixo)
- 10g de pimentas chili secas, ou 2 colheres de sopa de pasta de pimenta chili
- 2-3 dentes de alho
- 50g de cebola
- 20g de gengibre (aproximadamente 2,5cm)
- 1 colher de chá de pasta de camarão (opcional)
- 1/4 xícara de água (apenas o suficiente para misturar)
Modo de Preparo
- Prepare a pasta de chili: Se estiver usando pimentas chili secas, retire as sementes e coloque-as em água fervente para reidratar e amolecer . Escorra as pimentas chili e pique-as em pedaços menores . Em um processador de alimentos, adicione as pimentas chili picadas, cebola, alho, gengibre e pasta de camarão (se estiver usando) . Misture até obter uma pasta fina .
- Em uma wok, adicione o óleo vegetal e aqueça em fogo baixo a médio . Uma vez quente, adicione a pasta de pimenta chili misturada e mexa continuamente até ficar perfumado e a pasta ter secado ligeiramente . Deve haver óleo subindo ou flutuando sobre a pasta .
- Adicione o ketchup de tomate, o molho de pimenta chili e o molho de ostra (se estiver usando) . Mexa para combinar até obter um molho bem incorporado .
- Adicione os caranguejos, sem a carapaça superior . Mexa para combinar até que os caranguejos estejam revestidos .
- Despeje água ou caldo . Adicione tanto líquido quanto você quiser de molho . Mexa para combinar .
- Cubra a wok com uma tampa e deixe ferver . Abaixe o fogo e cozinhe por 5-6 minutos .
- Retire a tampa e adicione a carapaça do caranguejo . Coloque a carapaça de volta e regue suavemente o molho sobre ela . Cubra novamente e cozinhe por mais 4 minutos .
- Retire a carapaça do caranguejo e tempere o molho com sal e açúcar a gosto .
- Adicione a pasta de amido de milho para engrossar o molho . Deixe ferver para engrossar .
- Retire do fogo e adicione os ovos batidos, mexendo rapidamente para evitar que formem grumos .
- Sirva quente, polvilhado com coentro picado . Desfrute com pães mantou fritos ou cozidos no vapor para absorver o molho .
Dicas do Chef
- Para uma experiência mais autêntica, use caranguejos-de-lama vivos, se disponíveis .
- Ajuste a quantidade de pimenta chili de acordo com sua preferência de picância .
- Não se esqueça de pedir ao peixeiro para limpar e cortar os caranguejos para você, se você não se sentir confortável em fazer isso sozinho .
- Sirva com arroz ou pães chineses cozidos no vapor ou fritos (mantou) para absorver o delicioso molho .
História e Origem do Chilli Crab
O Chilli Crab é um prato de frutos do mar amplamente associado às culinárias da Malásia e de Cingapura . A versão mais conhecida do Chilli Crab pode ser rastreada até a década de 1950 em Cingapura e na Malásia . Acredita-se que Cher Yam Tian, em Cingapura, inventou o prato em meados da década de 1950, quando adicionou molho de chili engarrafado ao seu prato de caranguejos fritos, em vez de usar molho de tomate, seu ingrediente usual . Em 1956, ela e o marido começaram a vender o prato de um carrinho de mão à beira-mar . Os negócios foram bons e eles acabaram abrindo um restaurante em 1962 .
Outros também são considerados pioneiros na história do Chilli Crab em Cingapura. Hooi Kok Wah, um dos quatro chefs locais conhecidos como os “reis celestiais” da culinária chinesa na década de 1960, criou uma versão mais azeda do Chilli Crab que usava suco de limão, vinagre, sambal, pasta de tomate e clara de ovo no molho, em vez de molhos de chili e tomate engarrafados . Essa se tornou a versão mais comum do prato em Cingapura .
Curiosidades e Tradições
O Chilli Crab é um prato popular de frutos do mar entre moradores e estrangeiros em Cingapura, e consiste em caranguejos-de-lama fritos em um molho doce, saboroso e picante . Os caranguejos-de-lama são normalmente usados e geralmente são de origem do Sri Lanka, birmanesa ou filipina . Depois que o caranguejo é limpo e cortado em pedaços menores, ele é frito em óleo e depois frito novamente no molho . Farinha de milho e ovos batidos são adicionados perto do final do processo de cozimento para engrossar o molho . Como o caranguejo é servido com a casca, o prato é normalmente comido com as mãos .
O Singapore Tourism Board promove oficialmente o Chilli Crab como um dos pratos de assinatura de Cingapura por meio de seu site e em eventos no exterior . Um desses eventos é o Tiger Beer Singapore Chilli Crab Festival, que foi realizado em várias cidades, incluindo Londres e Nova York .
Dicas Adicionais de Expert
- Para uma experiência mais autêntica, use caranguejos-de-lama vivos, se disponíveis .
- Ajuste a quantidade de pimenta chili de acordo com sua preferência de picância .
- Não se esqueça de pedir ao peixeiro para limpar e cortar os caranguejos para você, se você não se sentir confortável em fazer isso sozinho .
- Sirva com arroz ou pães chineses cozidos no vapor ou fritos (mantou) para absorver o delicioso molho .