3 horas e 30 minutos
6 porções
Fácil
250 kcal
Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo aproximadamente
- 1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)
- 1/2 xícara de água morna
- 1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)
- 4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g)
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 ovos
- 10 g de fermento biológico seco
Modo de Preparo
- Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos e os ovos. Misture muito bem .
- Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa .
- Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora .
- Após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume .
- Leve para assar em forno médio (200° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos .
- Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia .
Dicas do Chef
- Para um pão ainda mais fofinho, ajuste a quantidade de fermento para 45 g .
- Se quiser regular o sal, pode usar apenas 1/2 colher (sopa) .
- Para deixar seu pão caseiro fofinho, use leite. Para mais crocância, use água .
- Deixe seu pão caseiro descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta para que ele cresça bastante .
A História e Origem do Pão Caseiro
O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, com registros que datam de cerca de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia . Inicialmente, os pães eram feitos com farinha misturada com o fruto do carvalho, resultando em um produto duro, seco e amargo . Para ser consumido, era lavado várias vezes em água fervente e assado sobre pedras ou embaixo de cinzas .
A descoberta do fermento no Egito, por volta de 7000 a.C., revolucionou a panificação, tornando os pães mais macios e saborosos . A partir daí, o pão se espalhou pelo mundo, ganhando diferentes formas e sabores em cada cultura .
Na Idade Média, com o fim das padarias, a produção de pão voltou a ser caseira, e as pessoas passaram a consumir pão sem fermento . Somente a partir do século XII, a França começou a aprimorar a produção desse alimento, destacando-se como centro mundial de fabricação de pães no século XVII .
No Brasil, o pão chegou com os colonizadores portugueses, mas só se popularizou no século XIX . Os pães feitos no Brasil eram escuros, diferentes dos pães europeus com miolo branco e casca dourada . O famoso pão francês, consumido no Brasil, surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa .
Curiosidades e Tradições
- O pão já foi utilizado como moeda de troca pelos egípcios .
- Em muitas culturas, o pão é um símbolo de paz e união, representando a sensação reconfortante que o seu consumo traz e a reunião de pessoas à mesa .
- O norte-americano Otto Rohwedder foi o responsável por criar a máquina de fatiar pão .
- Cada região do Brasil possui um nome diferente para o pão francês, como cacetinho (Rio Grande do Sul), pão de sal (Minas Gerais) e carioquinha (Ceará) .
Dicas Adicionais de Expert
Experimente adicionar outros ingredientes à massa do pão caseiro, como sementes, ervas finas, queijo ou azeitonas, para criar sabores únicos e personalizados . Para uma versão mais saudável, utilize farinha integral em parte ou na totalidade da receita . Sirva o pão caseiro com manteiga, geleia, requeijão ou utilize-o para preparar deliciosos sanduíches .