O chucrute é uma conserva maravilhosa, ótima para acompanhar diversos pratos, além de ser considerado um super alimento. Hoje vamos compartilhar com vocês a receita de chucrute caseiro, para você preparar o seu aí na sua casa. Vamos começar!
Ingredientes para preparar o chucrute caseiro:
- 2 Repolhos;
- 2 Cenouras;
- Um punhado de sal.
Como preparar o chucrute caseiro:
- Corte os repolhos em tiras finas, coloque em uma tigela grande e adicione o sal;
- Misture bem com as mãos, apertando ele até ficar macio e soltar bastante líquido;
- Depois cubra com um plástico filme e deixe descansar de um dia para o outro (fora da geladeira);
- No dia seguinte, descasque as cenouras e rale;
- Pegue a bacia de repolho e misture bem a cenoura ralada com ele;
- Esprema todo o excesso de líquido e transfira o repolho com cenoura para um recipiente seco;
- Armazene em potes esterilizados e tampe bem;
- Coloque os potes sobre panos de prato e deixe em um lugar arejado por cerca de 2 a 3 semanas para fermentar, depois desse tempo leve à geladeira para desacelerar o processo de fermentação e prontinho.
Dica:
Certifique-se de massagear bem o repolho durante o processo de preparação do chucrute. O sal e a massagem ajudam a quebrar as células do repolho, liberando a água e ajudando a criar a salmoura necessária para a fermentação adequada.
Você sabia?
O chucrute possui uma longa história e remonta a centenas de anos. O que se sabe é que a técnica de fermentação do repolho tenha sido criada na antiga China há mais de 2.000 anos. A partir daí, a técnica se espalhou para outras partes do mundo, incluindo a Europa, onde o chucrute se tornou um alimento tradicional em diversos países, como Alemanha, Polônia e Rússia. O chucrute era especialmente valorizado durante as longas viagens marítimas, pois a fermentação ajudava a preservar o repolho por grandes períodos, fornecendo uma fonte rica em vitamina C aos marinheiros.
Gostou desta receita? Compartilhe! Temos diversas receitas de conservas deliciosas em nosso site!